R. Dr. João Batista Lobato, 64 - Centro, Itapetininga - SP
(15) 3527-8199

Alunos do Programa Parada Jovem III criam Horta Comunitária

Inspirados no aprendizado sobre educação ambiental e dispostos a fazer a diferença dentro da comunidade, alunos da unidade da Vila Mazzei do Programa Parada Jovem III, em Itapetininga, resolveram colocar as mãos à obra e deram início a um projeto pioneiro entre as quatro unidades do projeto: a criação de uma horta comunitária.

 

Um pequeno espaço livre dentro da unidade surgiu como oportunidade de os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos sobre educação e sustentabilidade que são trabalhados diariamente entre as 65 crianças e jovens atualmente matriculados.

 

Nesta primeira fase da ação, ainda com a preparação do solo, 15 jovens que frequentam o programa se revezaram e dividiram responsabilidades na criação do mais novo espaço da unidade. A ideia é de que, motivados pelo empenho dos colegas, outros alunos adotem a iniciativa.

 

Supervisionados pela coordenadora e professora de artesanato, Renata Rodrigues dos Santos, os próprios alunos do Parada Jovem III estão dando forma à horta comunitária podendo, em um futuro próximo, levar para casa o que produzirem, tudo de graça.

 

A ação prevê o cultivo de verduras, salsa e cebolinha. As mudas serão doadas pela Secretaria Municipal de Promoção Social, pasta responsável pelo Programa Parada Jovem.

 

Inspirada pela dedicação dos jovens, parte da comunidade também se engajou ao projeto. Familiares dos alunos aderiram à iniciativa. O pai de um dos alunos que participam da ação, por exemplo, está colaborando com a doação de adubo orgânico e a aprovação ao projeto torna-se, a cada dia, mais presente.

 

“Esses dias o avô de um dos alunos veio agradecer. Eles amam esse projeto. Vai ser uma horta muito boa e produtiva”, comentou a coordenadora da unidade, Renata Santos.

 

Renata explica ainda que dentro das diversas atividades oferecidas no Parada Jovem III, o Meio Ambiente é um tema que está sempre presente, fazendo parte da rotina das crianças e jovens.

 

“É importante que eles entendam que é preciso pensar no futuro. Eles são a geração que pode transformá-lo. Esses dias mesmo orientei todos a trazerem de casa, uma garrafinha para colocar água e expliquei que um copinho plástico leva 300 anos para se desfazer na natureza”, disse.

 

De acordo com a secretária de Promoção Social, Soraya Giriboni, a expectativa é ampliar as culturas no local.

 

“O espaço é pequeno, porém há o planejamento para fazer caixotes para aumentar o plantio. Eles ficaram muito contentes e estão se empenhando bastante”, explica.

 

 

SERVIÇO:

 

Programa Parada Jovem

 

Público – crianças e adolescentes de 08 a 17 anos

 

Locais para informações e inscrições:

 

Parada Jovem I - Rua Itapeva, 395 - Vila Arruda

 

Parada Jovem II – Rua Aparício Vieira, 470 - Jardim Shangrilá

 

Parada Jovem III - Abigail Holtz de Moraes, 490 – Vila Mazzei

 

Parada Jovem IV – CEU das Artes - Rua Francisco Senger, 160– Parque São Bento

 

Horário – de segunda a sexta (exceto feriados), das 13 às 21 horas

 

Documentos necessários para inscrições – RG, CPF (se tiver) e comprovante de endereço. É obrigatória a presença de um maior responsável.