R. Dr. João Batista Lobato, 64 - Centro, Itapetininga - SP
(15) 3527-8199

Anvisa autoriza vacinação de crianças de 05 a 11 anos com Pfizer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu crianças de 05 a 11 anos no grupo que receberá doses da vacina contra a Covid-19. A decisão foi anunciada em uma reunião que ocorreu de forma virtual, nessa quinta-feira (16). Entretanto, não há data para a vacinação da faixa etária começar.

O Ministério da Saúde ainda não reservou doses para o grupo. No contrato assinado com a Pfizer, está prevista a possibilidade de fornecer vacinas modificadas para atuar contra variantes, cujas doses podem ser desenvolvidas, e também para faixas etárias, caso a pasta solicite.

A composição das vacinas das crianças é diferente da dos adultos e corresponde a um terço da dose. Para diferenciá-las, os frascos terão as cores laranja e roxa, respectivamente. O imunizante infantil poderá ser armazenado por 10 semanas de 2°C a 8°C contra quatro semanas da destinada a adultos.

Quem completar 12 anos entre a primeira e a segunda dose deve completar o ciclo de imunização com a dose reduzida. Na avaliação da Anvisa e de especialistas, os riscos da vacinação infantil superam possíveis riscos. Não há votação, já que o imunizante tem registro de uso definitivo no Brasil. O órgão acata a decisão da área técnica.

Haverá monitoramento de farmacovigilãncia após a administração das doses.

 

Foto: Reprodução/Internet