R. Dr. João Batista Lobato, 64 - Centro, Itapetininga - SP
(15) 3527-8199

Com a queda de temperatura atendimento a moradores de rua é ampliado

A Prefeitura de Itapetininga ampliou nesta terça-feira (17), os atendimentos a moradores em situação de rua em virtude das baixas temperaturas previstas no município nos próximos dias. A ação foi planejada antecipadamente, com base na previsão dos institutos de meteorologia e ocorrerá diariamente, até que a forte fria se afaste do estado de São Paulo.

 

De acordo com Instituto Climatempo, a previsão é de que seja registrada uma temperatura mínima de 4 graus na madrugada desta quarta-feira (18) em Itapetininga.

 

As Blitz Sociais da secretaria da Promoção Social são fundamentais neste trabalho multidisciplinar de acolhimento. Normalmente feitas duas por semana nos períodos de baixas temperaturas, sempre no período noturno, agora estão sendo realizadas todas as noites, inclusive aos domingos e feriados, em virtude do frio registrado nos últimos dias.

 

Participam das ações equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, agentes da Secretaria de Promoção Social, Fundo Social de Solidariedade, com a doação de cobertores e sacos de dormir, e o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar que monitoram todo o município, especialmente diversos pontos do município onde são registradas concentrações de moradores em situação de rua.

 

Locais como o Largo dos Amores, praças do Rosário e Siqueira Campos, rua Virgílio de Rezende e avenida Francisco Válio na área central e Estação Rodoviária e avenida José de Almeida Carvalho são constantemente visitados pelas equipes.

 

O trabalho das Blitz consiste em uma aproximação que leva em conta, acima de tudo, o diálogo e a tentativa de convencimento. Além dessa ação que ampliar o serviço de acolhimento, as pessoas em situação de rua atendidas também podem aderir aos serviços de acolhimento como a Casa Rais, para pessoas naturais de Itapetininga e o SOS, para migrantes.

 

Já cadastrados pelo CREAS, durante os atendimentos também são realizadas conversas para avaliar a predisposição de cada um no restabelecimento de seus vínculos familiares e afetivos.

 

Acolhimentos durante o dia

 

A Secretaria de Promoção Social, por meio de seus serviços assistenciais, também irá realizar acolhimentos diurnos às pessoas em situação de rua que desejarem atendimento. Da mesma forma que no modelo noturno, as equipes percorrerão pontos onde são registradas concentrações de pessoas em situação de rua que poderão ser encaminhadas a um dos serviços de acolhimento oferecidos pelo município.

 

Fonte: Prefeitura de Itapetininga

Foto: Reprodução/Internet