R. Dr. João Batista Lobato, 64 - Centro, Itapetininga - SP
(15) 3527-8199

Contribuintes do Imposto de Renda podem ajudar crianças, adolescentes e idosos

É possível ajudar a vida de crianças e idosos, a custo zero.Os contribuintes do imposto de renda podem destinar até 6% do valor devido para entidades sociais. Para sensibilizar e mobilizar a cidade, a Fatec de Itapetininga, com o apoio da administração municipal, iniciaram uma campanha para envolver as pessoas que irão preencher a declaração do imposto de renda que começou nesta semana e possui o prazo previsto para se encerrar no dia 29 de abril.

 

“Não é doação. A única diferença é que ao invés de o dinheiro ir para Brasília ficará em nossa cidade, em projetos sociais para nossas crianças e idosos”, afirmou o coordenador Silvio Soares da Rosa, coordenador do curso de Comércio Exterior da Fatec local. A primeira reunião para iniciar a campanha foi realizada nesta semana, com a presença do diretor da Fatec, Fábio Albuquerque Entelmann e o secretário de Finanças da Prefeitura de Itapetininga, Eder Costa.

 

O coordenador explicou que a opção não irá onerar o bolso dos contribuintes. Além de permitir a aplicação de recursos em projetos sociais. No momento da declaração, a pessoa poderá destinar até 3% para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente e mais 3% para o Fundo Municipal dos Idosos. Para ter acesso aos recursos, a entidade precisa enviar um plano de ação completo e metas previstas.

 

O dinheiro é revertido em favor de programas de financiamento de projetos de entidades, campanhas, seminários, ações na área de proteção e garantia de direitos dessa poulação. O fundo é gerido por uma equipe de conselheiros que  fiscalizam e acompanham a correta aplicação da verba, com total transparência para a sociedade.

 

“Itapetininga tem um número grande de pessoas que fazem a declaração. É a oportunidade de ajudar financeiramente sem pagar mais impostos, nem tampouco reduzir o valor de restituição. É a melhor forma de ajudar crianças e adolescentes e também nossos idosos que vivem em vulnerabilidade  social”, afirmou a prefeita Simone Marquetto.

 

Como escolher

Para contribuir, depois de preencher a declaração completa, é só selecionar o fundo e colocar o valor, sendo que é possível destinar para mais de um (cada um deles pode receber até 3%). O próximo passo é gerar e imprimir o documento de arrecadação de receitas federais (Darf) e quitar até o dia 29 de abril, último prazo para entregar a declaração do IR.

 

Preenchimento gratuito

 

O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), ligado à Fatec de Itapetininga,  preenche gratuitamente o Imposto de Renda. O serviço é voltado para emprendedores de pequeno porte, assalariados e a comunidade. Segundo o coordenador do curso de Comércio Exterior, ficam disponíveis 10 alunos para a realização do trabalho com um professor na área de supervisão para acompanhar as atividades dos estudantes.

 

Confira os CNPJs dos Fundos Municipais

 

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapetininga - CNPJ: 18.249.361/0001-31

 

 

Fundo Municipal do Idoso de Itapetininga - CNPJ: 18.249.335/0001-03

 

Fonte/Foto: Prefeitura de Itapetininga