R. Dr. João Batista Lobato, 64 - Centro, Itapetininga - SP
(15) 3527-8199

GRUPO DA USP DE RIBEIRÃO PRETO TRADUZ TRABALHOS CINETFICO SOBRE AS VACINAS

Grupo de instituições da USP de Ribeirão Preto, cidade do interior do estado de São Paulo, cria uma iniciativa chamada União Pró – Vacina. Segundo o grupo este projeto tem como objetivo combater informações falsas sobre a imunização da Covid-19, planejando e coordenando atividades conjuntas.

“Grande parte das fake news que saem sobre vacinas e coronavírus são disseminadas por áudios enviados por pessoas que estão conversando com alguém da família. Isso viraliza muito mais do que vídeos e qualquer informação correta”, diz o estudante de Farmácia na USP de Ribeirão Preto.

Segundo eles, o grupo, que contém 8 instituições, adaptaram conteúdos em redes sociais em mensagens de áudio. “O áudio é ainda mais acessível para as pessoas porque ela não precisa saber ler para entender o conteúdo da mensagem. É diferente de um artigo ou um post um pouco maior no Facebook. Um áudio você só escuta. E a linguagem que estamos usando nessas peças é bem simples”, explica Wasim, aluno de graduação em Farmácia.

O projeto começou no final de dezembro e as mensagens são disparadas duas vezes por semana por eles. E segundo um dos idealizadores já tem surgido bons resultados e ainda, Wasim acredita que o formato promete ser de grande valia para outras iniciativas semelhantes.

“Se esse tipo de mensagem realmente viralizar como esperamos, pode ser uma opção interessante para grupos de divulgação científica ou que atuam contra fake news”, diz ele.

As instituições que queiram participar do projeto, basta entrar em contato pelo e-mail iearp@usp.br .

 

Foto: Pixabay

FONTE: Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto

#TVitapê #TVi #Itapetininga #AoVivo