R. Dr. João Batista Lobato, 64 - Centro, Itapetininga - SP
(15) 3527-8199

Inaugurada nova extensão do programa “Pé no Mato, Pé na Mata”

O Programa “Pé no Mato, Pé na Mata” cresceu. O programa, inaugurado em 2018 na área da Fundação Florestal de São Paulo – Estação Experimental de Itapetininga ganhou, a partir desta quinta-feira (24), uma extensão, localizada às margens do Rio Itapetininga, no Bairro Barro Branco, próximo ao Bairro Chapadinha.

 

O novo espaço, uma parceria entre a Prefeitura de Itapetininga, Fundação Florestal e Mineradora Romanha, homenageia o engenheiro Cláudio Monteiro, pesquisador falecido em junho de 2019 que dedicou seu trabalho à ciência por mais de 30 anos na Fundação Florestal.

 

A área de lazer está instalada em um local bastante simbólico. A revitalização completa do espaço resgata um destino de lazer das famílias itapetininganas, desativado há anos, e que, mais tarde, passou a ser conhecido como “Cantinho do Seu Arnaldo”, em referência ao protetor independente de animais, falecido em 2021 vítima da Covid-19, que utilizava a área como abrigo de cães abandonados.

 

Em uma ampla área verde, a extensão do “Pé no Mato, Pé na Mata” agrega às belezas da natureza um deck em madeira às margens do Rio Itapetininga, uma área coberta para descanso e piquenique, brinquedos para as crianças, área de areia para esportes. O caminho para chegar à área de lazer também recebeu atenção especial com terraplenagem e colocação de areia e cascalho.

 

A cerimônia de inauguração contou com a presença da prefeita Simone Marquetto; de seu Vice, Jeferson Brun; diversos secretários das demais pastas; dos vereadores Etson Brun, Dudu Franco e Marina Nalesso; do gerente Regional da Fundação Florestal, José Antônio de Freitas; da família Romanha, representada pelo Sr. Divo, da família Monteiro, representada pelo Sr. Léo Monteiro; e amigos, além de convidados como Instituto Geração, Associação de Jipeiros de Itapetininga, grupos empresariais e ambientalistas.

 

 

A extensão do Programa “Pé no Mata, Pé na Mata” e Área de Lazer “Eng. Cláudio Monteiro” estão localizados à Estrada Municipal Maestro Benedito Pompeu de Jesus, km 08, no Bairro Barro Branco, próximo ao Bairro da Chapadinha. O local é aberto à visitação todos os dias.

 

Programa Pé no Mato, Pé na Mata

 

O “Pé no Mato, Pé na Mata” é um programa permanente de educação ambiental, destinado à visitação de escolas e de instituições, atendendo a públicos diversificados e de diferentes faixas etárias que tem por objetivo sensibilizar e despertar nos alunos e visitantes a necessidade de atitudes conscientes quanto à qualidade de vida, meio ambiente e exercício da cidadania. A intenção é possibilitar um espaço onde crianças, jovens e adultos, e as famílias possam vivenciar de forma lúdica e corporal os mistérios e revelações da natureza e sua relação integrada aos ciclos naturais, despertando a percepção ambiental e contribuindo para a sustentabilidade.

 

Além da extensão inaugurada nesta quinta (24), na unidade do programa instalada na Fundação Florestal existem duas trilhas adequadas à visitação com diversas atrações para o público. As visitas são monitoradas por técnicos e estagiários nas áreas ambientais cedidos pelas secretarias da Educação e do Meio Ambiente.

 

Fonte: Prefeitura de Itapetininga

Foto: Reprodução/Internet