R. Dr. João Batista Lobato, 64 - Centro, Itapetininga - SP
(15) 3527-8199

Itapetininga está entre as 100 cidades do Brasil, com mais de 80 mil habitantes, com maior cobertura vacinal

A cidade de Itapetininga está entre os 100 municípios do Brasil com maior cobertura vacinal, de acordo com a 2ª edição do estudo desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública – (CLP). O ranking 2021 avaliou a eficiência de políticas públicas realizadas em 411 municípios de todo o Brasil, representando as cidades do país com mais de 80 mil habitantes.

 

Avaliada pelo estudo com nota 79.82 neste perfil, Itapetininga está no 76º lugar no Brasil, com alta de 26 posições com relação ao índice anterior, de acordo com avaliação do Centro de Liderança Pública.

 

Em julho deste ano, Itapetininga já despontava em primeiro lugar na agilidade da vacinação contra a Covid-19 na Região Sudeste, superando os grandes municípios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo. O levantamento foi realizado pelo Jornal Folha de São Paulo, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.  Na ocasião, a cidade aparecia em quarto lugar no país.

 

Os números ganham força se comparados aos dados desta terça-feira (21), do Vacinômetro, plataforma digital do Governo do Estado de São Paulo que permite à população acompanhar o número de pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19.

 

Itapetininga aplicou 278.694 doses da vacina contra Covid-19, o equivalente a 106,88% das doses enviadas. Já foram imunizadas com a primeira dosagem 134.359 pessoas, 81,2% da população total da cidade. Já o esquema vacinal está completo em 121.964 moradores, 73,68% de toda a população. As estatísticas no município superam, inclusive, a média nacional de imunização.

 

Já quando a cobertura vacinal se refere à imunização contra a gripe, Itapetininga aplicou mais de 24 mil doses durante a Campanha Nacional de Imunização, de acordo com o Sistema Nacional do Programa Nacional de Imunização (SNPNI). Nenhum caso de Influenza H1N1 ou de H3N2 foram registrados na cidade.

 

Outro exemplo de eficiência na cobertura vacinal está na Campanha Nacional de Multivacinação, que teve como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A taxa de cobertura superou todas as expectativas, segundo técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. Eram esperadas 1.000 crianças e adolescentes e, ao todo, aproximadamente 3 mil pessoas do público infantojuvenil atualizaram seu calendário vacinal. Um aumento de quase 300%.

 

De acordo com especialistas na área, os bons resultados alcançados por Itapetininga estão diretamente ligados à cobertura da atenção básica no município e às estratégias desenvolvidas nas campanhas de vacinação.

além de um ótimo resultado para Itapetininga, o reconhecimento do trabalho de centenas de profissionais, em um trabalho multidisciplinar, que estiveram e ainda estão na linha de frente da saúde, se dedicando dia após dia, para proteger nossa população. Só tenho a agradecer pelo empenho de todos. Este é um trabalho que realizamos diariamente e juntos, Itapetininga vai avançar cada vez mais”, concluiu a prefeita Simone Marquetto.

 

Fonte/Foto: Prefeitura de Itapetininga