R. Dr. João Batista Lobato, 64 - Centro, Itapetininga - SP
(15) 3527-8199

Mostra que discute potencial criativo da fotografia estreia no Sesi

A partir do dia 17 de dezembro, Espaços Compartilhados da Imagem exibe 22 obras de países como EUA, Irlanda e Inglaterra, que propõem reflexões sobre dilemas do mundo contemporâneo, com entrada gratuita.

 

O SESI Itapetininga receberá, a partir do dia 17 de dezembro, Espaços Compartilhados da Imagem, exposição que recebeu mais de 41 mil visitantes no Centro Cultural Fiesp (SP). As séries de imagens em grandes proporções escolhidas pelos curadores Bruno Vilela e Guilherme Cunha propõem reflexões sobre questões atuais como consumo, relação com o trabalho, luto, os limites entre o real e o imaginário. As obras ficam expostas no Espaço Galeria da unidade até o dia 19 de fevereiro, de terça a sábado, das 9h às 20h. A visitação é gratuita.

Ao todo, são apresentadas ao público 22 obras de quatro artistas de diferentes países. Entre elas, está a série Mais populares de todos os tempos, da dupla britânica MacDonald Strand. Os artistas reduziram fotografias famosas da história, como a imagem da menina correndo nua após um bombardeio durante a guerra do Vietnã, feita por Nick Ut, a pontos e linhas, muito parecidos com a brincadeira de "ligar os pontos". Para os curadores, “o trabalho é um convite ao público para interagir com as obras, mostrando como essas cenas estão registradas no inconsciente coletivo, mesmo quando descaracterizadas”.

 

Também estão presentes na mostra fotografias do americano David Welch, que trazem montagens de totens e monumentos feitos com objetos diversos, como roupas e carros, representando a exteriorização de uma cultura e biografia social precárias. Já as obras do também americano Kent Rogowsky criam narrativas reunindo capas de livros de autoajuda, e as da irlandesa Jackie Nickerson, revelam imagens em que a figura humana forma um só corpo com uma natureza, que estrutura e equilibra precariamente em sua rotina terrena.

 

A escolha das obras é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF), que desde 2013 promove discussões sobre a produção fotográfica e a construção de sentidos por meio de imagens.

 

SOBRE O PROJETO ESPAÇO GALERIA SESI-SP – A mostra Espaços Compartilhados da Imagem faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. Criada em 2013, a iniciativa oferece exposições de artes visuais especialmente desenvolvidas para os centros de atividades do SESI-SP, propiciando a circulação de obras originais com embasamento curatorial e expografias específicas. 

 

Fonte/Foto: Divulgação/Sesi Itapetininga