R. Dr. João Batista Lobato, 64 - Centro, Itapetininga - SP
(15) 3527-8199

Prefeitura instala bolsões para motos em cruzamentos da cidade

A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Trânsito, começou a implantar na cidade a sinalização da parada exclusiva para motocicletas em semáforos, os chamados “bolsões” para motos.

Trata-se de uma área de espera localizada entre a faixa de pedestres e demais veículos parados no sinal vermelho, enquanto aguardam o sinal abrir. Com os bolsões específicos, os motociclistas esperam o semáforo à frente dos demais veículos.

Segundo a prefeitura, a iniciativa estabelece uma área de acomodação mais segura para os veículos sobre duas rodas ao pararem para aguardar a abertura do semáforo. O objetivo é auxiliar na prevenção de acidentes, já que desta forma há diminuição do conflito com veículos no momento da largada, ou seja, quando acende a luz verde.

Regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a iniciativa já foi implementada em cidades como São Paulo, Curitiba e Brasília, onde houve redução nos acidentes que envolviam motociclistas.

A sinalização teve início pelo cruzamento entre as avenidas Padre Antônio Brunetti e início da Waldomiro de Carvalho, na Vila Rio Branco, ponto com grande fluxo de veículos e pedestres, nas proximidades de duas escolas e na Marginal do Chá, no cruzamento com a rua João Batista Macedo Mendes, acesso à vila Rosa.

Ainda, de acordo com a Prefeitura, outros cruzamentos de grande circulação de veículos e pedestres devem receber a nova sinalização.

 

Fonte/Foto: Prefeitura de Itapetininga