R. Dr. João Batista Lobato, 64 - Centro, Itapetininga - SP
(15) 3527-8199

Projeto de Horta Comunitária traz geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar

Na Vila Sotemo, o Projeto Horta Comunitária, implementado pela Secretária de Agricultura, Agronegócio, Trabalho e Desenvolvimento em parceria com famílias da comunidade local surge como alternativa criativa de política pública que agrega inclusão social e produtiva, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e ocupação ordenada de espaço público, antes ocioso.

 

Em uma área total de aproximadamente 5.000 m², vegetais como couve, alface, repolho e cebola dividem espaço com pra de mandioca, bananeiras e limoeiros. Na parceria, a prefeitura oferece aos moradores capacitação técnico com um engenheiro agrônomo, técnicos agrícola e de agronegócio e um gestor ambiental. O suporte garante o manejo adequado e correção do solo, cuidados com o plantio e desenvolvimento das culturas.

 

Além disso, a prefeitura também fornece os insumos necessários, como adubo orgânico e fertilizante, disponibilizando inclusive um sistema para irrigação de canteiros.

 

Já os voluntários da comunidade cabem o cuidado , cultivo da área e destinação da produção, que pode ir direto e de graça para a mesa dos voluntários ou ainda, comercializada a consumidores que procuram produtos frescos, ou vendidas diretamente a pequenos comerciantes da cidade. Atualmente, cinco famílias da comunidade São beneficiadas com o projeto.

 

Fonte/Foto: Prefeitura de Itapetininga